Quem trabalha com eventos sabe a importância de ficar por dentro das tendências tecnológicas para levar inovações às suas produções. A projeção mapeada é uma dessas novidades que mostra que veio para ficar e, portanto, você precisa conhecê-la!

Projetar imagens não é exatamente uma novidade. Desde o século passado, estamos habituados a vê-las em paredes ou painéis. Isso é comum em salas de aula, com os antigos slides, e até mesmo no cinema, que usa uma tecnologia similar para exibir filmes na telona. Sabendo disso, por que a projeção mapeada para eventos seria uma inovação?

Esse tipo de projeção se baseia na interação de um produto audiovisual com uma superfície, onde as imagens são projetadas a partir do uso de múltiplos projetores. O mapeamento é feito de tal forma que os vídeos se adaptam a qualquer espaço e, com isso, podem ser usados não somente sobre superfícies em 2D, como paredes e telas, mas também em 3D, como construções ou objetos.

Para descobrir mais detalhes sobre o uso de projeções mapeadas em eventos, continue a leitura desse post!

1. Por que usar projeção mapeada?

Somos cada vez mais expostos a estímulos visuais, com a proliferação de cartazes e outdoors pelas ruas das cidades. Com isso, perdemos a sensibilidade para alguns tipos de imagens, o que diminui o impacto de divulgação de algumas peças publicitárias.

Além disso, existe uma corrida em busca de realizar eventos cada vez mais atraentes para captar o interesse do público-alvo. Nesse sentido, investir em tecnologia é um passo importante para quem quer produzir uma ação inovadora e sair na frente da concorrência.

Por causa de tudo isso, é necessário procurar alternativas que representem diferenciais para atrair a atenção das pessoas, mesmo que por alguns minutos. Com a projeção mapeada, isso é possível, já que ela permite levar imagens em movimento para superfícies não-convencionais.

2. Como ela influencia na experiência do participante?

Oferecer uma boa experiência aos participantes é uma questão que precisa ser levada em consideração na hora de organizar qualquer tipo de evento, pois o público está cada vez mais exigente.

Investir em aspectos que impactam na experiência é um passo na direção de aumentar a satisfação de seu público e, consequentemente, gerar divulgação espontânea, pois as pessoas comentam com seus pares sobre boas experiências proporcionadas pelas ações da sua empresa. Dessa forma, é possível fortalecer a autoridade de sua marca e a fidelização de seus clientes.

Como a projeção mapeada tem um impacto visual muito grande, ela adiciona ao seu evento a memorabilidade, que podemos conceituar como a capacidade de ser lembrado mesmo tempos depois. Dessa maneira, o envolvimento com a marca também se fortalece e é possível criar um laço afetivo com seus produtos e serviços.

3. Como planejar um evento com ela?

Por ser uma tecnologia muito específica e complexa, a projeção mapeada exige que os produtores tomem alguns cuidados antes de utilizá-la para que seja aplicada da maneira correta. Para você não errar, confira abaixo os passos que deve seguir.

Defina o espaço

O primeiro passo que você deve dar é definir em que espaço a projeção mapeada será aplicada. Lembre-se de escolher um local que tenha ampla visibilidade, para que todos os participantes do seu evento possam assistir. Além disso, dê preferência a objetos ou superfícies em 3D para tornar a experiência única.

Realize uma visita técnica

Depois de escolher onde a projeção será realizada, é necessário visitar o local para avaliar questões como viabilidade e visibilidade. Essa é uma medida de segurança para ter a confiança de que o espaço escolhido realmente é o melhor possível.

Sendo assim, tente responder perguntas como: será possível planejar uma projeção para este espaço? Ele é visível para o público? Oferece as condições necessárias para a montagem?

Planeje o conteúdo

Depois de ter certeza sobre o espaço, é hora de colocar a mão na massa e elaborar o conteúdo. Escreva um roteiro, defina as cores e outros detalhes e entregue esse documento aos responsáveis por executar a projeção.

Pesquise orçamentos

Contar com uma empresa especializada é fundamental para garantir que sua projeção será perfeita. Portanto, faça uma pesquisa de mercado e confira os orçamentos que cabem no seu bolso.

Mas muita atenção! Lembre-se que o barato pode sair caro. Então, certifique-se de que os profissionais serão capazes de dar conta da tarefa antes de fechar negócio.

Cuide da montagem

Quando os produtos audiovisuais estiverem prontos, é hora de partir para a montagem dos equipamentos. O ideal é fazer isso alguns dias antes do evento para garantir tempo hábil, caso seja necessário realizar alterações ou lidar com contratempos.

Faça testes

Esse é um dos passos mais importantes para você ter certeza de que tudo sairá como foi planejado. Realize testes antes do evento para conferir os detalhes da projeção. Verifique se o mapeamento foi feito da maneira correta, a qualidade do vídeo e do som, o funcionamento dos equipamentos etc.

4. Que tipos de projeções podem ser utilizadas?

Como já mencionamos na introdução, tanto imagens 2D quanto 3D podem ser utilizadas com a tecnologia da projeção mapeada, então você pode usar desde cartazes e fotografias até vídeos.

Além disso, quaisquer superfícies podem servir como tela. Sendo assim, você pode projetar sobre chão, paredes, edificações e objetos.

5. Quais são os softwares necessários?

Quando você planeja usar imagens em 2D e estáticas, os softwares básicos de edição podem dar conta de criar sua projeção mapeada. Já as em 3D e animadas exigem mais atenção e precisam de programas específicos para a criação.

Alguns exemplos são o Madmapper e o Touchdesigner. O primeiro é compatível apenas com dispositivos Mac, enquanto o segundo pode ser utilizado em Windows ou Linux. Ambos têm preços acessíveis e podem ser dominados com pouca experiência.

Como você pode ver, usar a tecnologia da projeção mapeada em seu evento é um grande diferencial que destacará a sua produção, aumentando a credibilidade da sua empresa e o engajamento do público.

Para que sua projeção seja um sucesso, o ideal é contar com uma empresa que tenha experiência no assunto para garantir que tudo sairá como o planejado. Do contrário, você pode acabar produzindo um material de baixa qualidade, que terá efeitos contrários aos desejados.

Que tal conhecer uma empresa que domina a projeção mapeada para eventos? Entre em contato com a Movi Criativo agora mesmo e conheça os serviços!