Você planejou, executou e agora quer saber se conseguiu concretizar um evento de sucesso. Muito além da presença e adesão de pessoas na sua ação, existem outros jeitos de atestar o engajamento de seus possíveis clientes. Para isso, basta fazer a aplicação de métricas que vão ajudar a medir e perceber que setores foram bem ou deixaram a desejar na sua estratégia de marketing.

Neste post, vamos detalhar 4 tipos de métricas que vão ajudar a dar essa noção. Vamos analisar o percentual de desistentes, o ROI, engajamento nas redes sociais e avaliação/pesquisa de satisfação.

Preparado para medir o seu sucesso? Então continue lendo e aprenda a entender o seu público.

1. Percentual de desistentes

Pode parecer bobagem: você precisa vender ingressos para um evento, aí esgota todos, mas tem um grande percentual de desistentes na sua ação. Por que eles faltaram? Que informações esses faltantes podem acrescentar ao seu evento para torná-lo mais irresistível no futuro?
Por isso, é importante fazer essa análise e aplicar ações de marketing ou a chamada retargeting — que seria uma publicidade online direcionada—, para engajar mais no futuro.

2. ROI

Essa métrica ajuda a medir o retorno sobre o investimento feito. Ou seja, mede os resultados financeiros, a partir dos valores investidos na produção do evento, o retorno dele e seu custo-benefício. É uma métrica voltada para medir o aspecto econômico das ações. Em uma equipe de vendas, por exemplo, ela é fundamental.

Também, pode ser um indicador para apresentar a um futuro cliente e mostrar sua capacidade de organizar um evento e devolver um bom ROI.

3. Engajamento das redes sociais

Já aprendemos a medir quem vai ao seu evento, quem paga por ele e agora vamos aprender a mensurar quem fala dele. Atualmente, o grande boom das coisas se dá na internet. Logo, esse engajamento é medido por meio da repercussão do seu evento nas redes sociais. Aqui é importante perceber:

  • quanto estão falando;
  • de que modo estão falando;
  • demonstram satisfação ao falar do evento ou interesse em participar dos próximos.

O desafio dessa métrica é ampliar esse boom durante o máximo de tempo possível.

4. Avaliação e pesquisa de satisfação de um evento de sucesso

Além do que é visto e analisado nas redes sociais, é possível obter mais informações, por meio da aplicação de questionários de avaliação e pesquisas de satisfação do seu evento. Elas podem ser aplicadas imediatamente após a realização da ação, por meio físico, ou por vias digitais.

O conteúdo desses formulários pode mostrar quais momentos você acertou na realização da sua ação, em quais deixou a desejar e no que precisa melhorar muito.

Como vimos, diferentes métricas ajudam a mensurar vários níveis de engajamento, em vários setores de um evento de sucesso. Você pode analisar seu evento por meio das vendas, da desistência delas, do boom na internet e com as clássicas pesquisas de satisfação.

Cada uma dessas métricas oferecem um panorama cujo objetivo é um só: estudar cada vez mais a sua persona e aumentar a sua taxa de sucesso e conversão.

Se você curtiu posso post sobre métricas, que tal conhecer agora 5 tendências de cenografia para eventos?