Marketing de experiência em eventos: veja como encantar o consumidor

Você sabe o que é marketing de experiência? Com ele, em vez de apenas oferecer preços menores, você se preocupará em aumentar o valor de seus serviços, encantando o consumidor e fazendo com que ele se apaixone pela sua marca.

No post de hoje você entenderá como funciona esse tipo de marketing, quais são seus benefícios, como ele pode diferenciá-lo da concorrência e, por fim, quais são as possibilidades que você tem para fazer eventos inesquecíveis utilizando a criatividade. Preparado? Boa leitura!

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência é centrado nas sensações e sentimentos dos clientes. Dessa forma, pode-se considerar essa estratégia como um conjunto de ações para atrair, engajar e melhorar as percepções, sensações e emoções que os clientes têm quando interagem com a marca ou produto. Tudo isso acontece de acordo com os objetivos de cada empresa.

Essa experiência influencia os conceitos criados pelo marketing, como os conhecidos 4Ps (produto, preço, ponto e promoção). Dessa maneira, tê-los bem organizados e planejados é muito importante para a empresa poder se situar no mercado.

A experiência não é aprendida de forma organizada pelas pessoas. Se você quiser descobri-la, terá de usar profundamente os sentidos (como a audição, tato, paladar, olfato e visão) de acordo com os objetivos desejados.

Quais são seus benefícios?

Agir dessa forma faz com que seu negócio tenha muitos benefícios, como:

  • maior engajamento emocional dos consumidores, fazendo com que eles se tornem verdadeiros fãs da sua empresa;
  • grande diferenciação dos concorrentes, dando a oportunidade para que o público possa entender a personalidade do seu negócio;
  • aumentar as chances de sua empresa ser divulgada boca a boca;
  • estimular os desejos pelos seus produtos e serviços, tornando-os ícones e referências para o mercado;
  • fazer com que os usuários tenham paixão pela sua marca;
  • melhorar a tolerância dos consumidores caso algum problema aconteça com seus produtos;
  • melhorar as chances de aumento da margem de lucro, otimizando os ganhos do seu negócio.

Como a experiência se tornou fator de destaque?

Em ambientes competitivos, as marcas devem criar modelos diferentes para atrair seus consumidores. Uma boa forma de fazer isso é tirar o foco do produto ou serviço para sensibilizar os usuários a partir de emoções e sensações.

Utilizar o marketing de experiência pode ser uma boa forma de atingi-los, proporcionando momentos únicos para eles, além de aumentar a ligação entre o cliente e a referida marca. Assim, em vez de entrar em uma guerra de preços, você pensará em formas de transformar seu consumidor em fã da sua marca.

Quais são as possibilidades em eventos?

Em eventos, é ainda mais importante apelar para a relação emocional, que pode acontecer com sentidos, sentimentos, pensamentos, ações e identificação. É possível captar a atenção dos convidados a partir da criação de:

  • uma causa emocional que juntará o participante ao produto ou marca;
  • um storytelling, a fim de contar a história da empresa envolvendo o convidado de maneira inovadora, surpreendente e emotiva;
  • uma ideia de pertencimento, fazendo com que o participante se sinta parte de um todo;
  • elementos que evoquem a memória efetiva dos convidados;
  • um evento que dê atenção máxima a cada detalhe, cuidando da experiência dos participantes;
  • atividades que alinhem os sentidos dos convidados (preferencialmente de forma simultânea);
  • um efeito surpreendente e inesquecível, entregando mais do que o participante esperava antes do evento.

Quer fazer com que os participantes de seus eventos tenham momentos únicos e fiquem encantados com toda a produção? Então, use o que você aprendeu com o marketing de experiência com a utilização, por exemplo, de projeção mapeada.

Quer saber como isso pode ser feito? Saiba agora mesmo como e por que fazer eventos experienciais corporativos.