Conheça os programas básicos de projeção mapeada amplie ainda mais suas possibilidades.

Existem muitos programas por aí que te permitem realizar a projeção mapeada, mas antes de você começar a dedicar seu tempo aprendendo qualquer um deles, vamos conhecer os pontos positivos e negativos de cada um.

Ao final deste artigo você saberá distinguir características básicas de cada programa, além de identificar qual é o programa ideal para você.

Tópicos do Artigo

• Madmapper
• Touch Designer
• Millumin
• Resolume Arena
• Arkaos Grand VJ
• VVVV
• VP7

Madmapper (Mac)

madmapper projeção mapeada

Simples e podereso, continua sendo um dos poucos softwares de projeção mapeada que está em constante atualização com base na experiência de uso dos usuários. Em termos de perfomance, simplicidade e preço, ele é o programa número 1 dentro da categoria Mac.

Touch Designer (PC)

touchdesigner

Possui uma curva de aprendizado um pouco maior em comparação ao Madmapper, mas nada que alguns meses não te façam dominar o básico do programa. Possui assistência técnica para empresas.

Resolume Arena 5 (Mac e PC)

resolume

Possui mais funcionalidades que o Madmapper e Millumin e é o primeiro programa criado especialmente para VJ’s, mas não deixa de ser bastante recorrente em outros trabalhos de projeção mapeada. Possui uma interface que pode parecer complexa, mas logo se torna intuitiva, principalmente na hora de mesclar conteúdos e transparências.

Arkaos Grand VJ XT (Mac e PC)

arkaos

Similar ao Resolume, o GrandVJ XT também é um programa voltado para VJs. Possui amplas ferramentas e extensões para o seu projeto permitindo que você controle várias faces e camadas do seu conteúdo. Outro grande trunfo da Arkaos é sua integralização com o MediaMasterPro. Ele permite que você transforme seu computador em um servidor capaz de transmitir conteúdos ao vivo e em alta resolução com perfeita sincronia com a música. 

Apesar do alto custo de aquisição, é a combinação perfeita para empresas que lidam com automação de som e luz para grandes shows.

VVVV (PC)

vvvv

O VVVV é um software de programação híbrida (visual/textual) em tempo real voltado para prototipagem e desenvolvimento. Ele foi designado para facilitar a mão de obra no controle de várias faces midiáticas. Muito usado para mesclar a projeção mapeada com outros elementos interativos, como Kinect.

VPT 7 (Mac e PC)

vpt

Apesar de não estar entre os primeiros listados, o VPT 7 é o programa perfeito para quase todos que querem começar a trabalhar com projeção mapeada.

Por quê? Porque ele possui todas as ferramentas básicas que você precisa de graça! Enquanto os outros programas vão te oferecer somente a versão demo, o VPT 7 disponibilizará todas as suas funcionalidades por tempo ilimitado. Pode não ser muito intuitivo, mas existe muito conteúdo disponível na internet sobre como realizar projeções mapeadas através dele.