E se você pudesse tornar seu evento inesquecível? Se pudesse promover uma ação que ficasse marcada na memória das pessoas? Descrevendo assim parece coisa do futuro ou papo furado de vendedor. Mas saiba que já existe uma tendência que pode tornar a sua ação marcante para os seus visitantes: são os eventos sensoriais.

Dentro da lógica de design de evento, em que cada passo é minimamente planejado, procuramos realizar uma ação em que os cinco sentidos do visitante são aguçados e que isso, além da experiencia sensorial, fique na sua lembrança.

Ficou interessado no assunto? Continue lendo e veja como se tornar inesquecível para os seus clientes!

Entenda o que é design de evento

Você foi chamado para desenvolver uma ação e, após a primeira reunião com o cliente, já possui elementos suficientes para montar um briefing do que pretende fazer. Ou melhor, o design de evento, que nada mais é do que um desenho da ação nos mínimos detalhes. Veja como montar um:

  • quem é o cliente;
  • quem são as pessoas que vão trabalhar na atração;
  • qual o objetivo da ação;
  • que personas/cliente quer atrair;
  • quais problemas pode enfrentar;
  • como tornar seu evento realidade.

Com esse questionário respondido, elabore atividades de cunho sensorial para o seu evento!

Desperte o olfato e a gustação

Despertar o sentido olfativo do cliente quando o produto a ser divulgado na ação é um perfume ou que já tenha cheiro é fácil. Mas e quando o foco do evento não é desse universo, como um livro ou congresso de professores? Simples! Recorra a relações de cheiros desse produto para promovê-lo com o seu público.

No caso do livro, se ele tiver uma personagem que tenha algum cheiro característico, você pode desenvolver miniaturas desse perfume para distribuir. Com os professores, faça-os voltar no tempo promovendo um jogo em que devem acertar os cheiros da época em que eram alunos. Vale o odor do estêncil no mimeógrafo, de cola ou de um bolo quentinho servido na hora do recreio.

Pense ainda em um buffet que exale aromas e tenha muitos sabores. Invista em cheiro de café, pão quentinho, bolos para um coffee break ou chocolates como brinde. Você pode também escolher flores cheirosas e que decorem um ambiente.

Incentive o tato

A experiência sensorial também pode passar pelas mãos dos participantes do seu evento. Estimule o tato desde o manuseio do produto apresentado — se isso for possível — passando por um jogo de quebra cabeças gigante, que mostre características da sua mercadoria, até o trabalho com texturas na decoração. Incentive o toque e a lembrança por meio dele.

Atraia olhares

Que tal criar cenários com objetos bi ou tridimensionais? Saiba que esse estímulo visual é possível por meio do vídeo mapping — ou projeção mapeada —, ele abre um mundo de possibilidades.

Você pode projetar uma floresta inteira e preencher todo um cenário, ou a imagem do objeto que estiver divulgando com cinco vezes o tamanho original da peça e o que mais a sua imaginação sugerir.

Faça-se escutar

Os sons também podem invadir a sua atração. Na fase de design de evento, pense que sons poderiam ser pertinentes a sua ação ou ter relação com ela? Pense em músicas suaves para ambientes calmos, que remetam a uma lógica de meditação. Músicas mais animadas para ações que pedem estímulo e até um karaokê para um momento de coffee break.

Aposte na integração no design de evento

Na fase de planejamento, você pode pensar em estimular um desses sentidos na sua ação, ou mais de um, em uma verdadeira integração. Combine aromas, sabores, texturas e trilhas sonoras, que multipliquem as possibilidades de ser lembrado.

Considere ainda usar a experiência 4D, que reúne, por meio de óculos de realidade virtual, imagens, sons e sensações de toque.

Fazer um evento focado nas experiências sensoriais é simples, basta usar e abusar da criatividade para saber como aplicá-las e relacioná-las à ação. Daí a importância de investir no design de evento para planejar bem cada parte dele.

Um evento multissensorial bem desenvolvido e harmonizado pode ser capaz de provocar interesse antes, durante e mesmo depois de acontecer.

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