Saiba como e por que fazer eventos experienciais corporativos
Diversas empresas estão insatisfeitas com os resultados dos eventos corporativos. Isso porque elas conhecem um formato que, em geral, é monótono e não apresenta interação com os participantes. Mas você já ouviu falar em eventos experienciais?
Eles servem, justamente, para proporcionarem uma experiência agradável, incrível e inesquecível para os colaboradores. Dessa forma, a chance de engajá-los com a mensagem da sua marca é ainda maior.
No post de hoje, você verá, com mais detalhes, o que são esses eventos e como fazer para deixar seu evento mais interessante. Pronto para melhorar os eventos produzidos? Boa leitura!
O que são eventos experienciais?
Eventos experienciais são aqueles que proporcionam uma experiência sensorial viva para os participantes, fazendo com que os colaboradores tenham maior engajamento com o evento. Para tanto, deve-se fazer com que os participantes vivenciem as programações, sendo, por elas, encantados.
Com isso, é necessário ter uma mudança de mentalidade na concepção dos eventos. Eles devem ter como objetivo transportar os convidados a um novo grau de deslumbre, isto é, tirá-los do lugar-comum vivido nas programações corporativas monótonas. Assim, será possível surpreender e enchê-los de emoções, seja com riso ou com choro.
Talvez você se pergunte como isso pode auxiliar os seus eventos. A resposta é simples: antes de tomar alguma decisão importante, as pessoas estão repletas de emoções, sejam elas favoráveis ou contrárias ao ponto analisado. E, diferentemente do que muitos pensam, são os sentimentos a base da ação. Ou seja, depois de sentir, a pessoa procurará alguma razão para justificar a decisão.
Outro ponto importante é o fato de eventos que não apelam ao emocional serem facilmente esquecidos. Então, para que o evento produzido pela sua marca seja lembrado, você precisará estimular cada sentido dos convidados, usando-os como estratégia para fixar as mensagens que deseja transmitir.
Dessa forma, cada detalhe é importante. Mesmo a música, luz, comida e decoração possuem um papel ativo. Você precisará fazer com que os colaboradores troquem experiências e compartilhem. Assim, haverá interação positiva com os outros convidados, o próprio evento e o mundo todo sobre o que estão passando.
Como é possível engajar os colaboradores em um evento corporativo?
Agora que você sabe o que são eventos sensoriais e como eles podem ajudá-lo a transmitir as ideias e mensagens desejadas pela marca, é hora de saber como colocar a mão na massa. Veja agora!
Entenda que eventos corporativos podem ser interessantes
Talvez você já tenha produzido alguns eventos maçantes e também já tenha participado de programações que fizeram com que você dormisse em determinada palestra, não é mesmo?
A boa notícia é que esse modelo não precisa ser copiado pela sua produtora na hora da produção. É possível conciliar um ambiente profissional com a troca de experiências, emoções e sensações.
Diferentemente do que muitos imaginam, o entretenimento é uma forma interessante de fazer com que seus colaboradores tenham total foco na mensagem central do seu evento.
Descubra quais são as inovações do mercado
Chegou o momento de descobrir quais são as alternativas para fazer com que seu evento seja marcante e inesquecível para os convidados. Para isso, determine qual é o público-alvo do evento e quais são as inovações possíveis para que você possa agradá-lo, sem perder de vista a sua identidade empresarial.
Uma possibilidade interessante é a projeção mapeada. Com ela, transforma-se uma superfície irregular em um show de sensações e experiências novas, levando seus convidados, literalmente, para outros lugares. Você poderá, inclusive, fazer projeções que interajam com o público.
Então, para produzir eventos experienciais, você precisará mudar sua mentalidade na hora de projetar os eventos. Ou seja, em vez de produzir apenas mais um encontro ou congresso, pesquise formas de fazê-los inesquecíveis.
Seus eventos conseguem engajar e encantar o público presente? Comente este post contando para a gente um pouco mais de suas experiências. Esperamos você!