A comunicação, a divulgação e o atendimento são um dos fatores mais importantes quando falamos sobre a produção de um evento. E hoje em dia é impossível não relacionar um evento com redes sociais e meios online. Por isso, contar com tecnologias que facilitem esse processo, tanto para a organização quanto para os participantes, se tornou algo imprescindível.

Nos últimos tempos um recurso tecnológico em específico tem ganhado força: os chatbots para eventos. Você sabe o que são e como eles podem ser utilizados para trazer mais conforto e agilidade para os participantes do seu evento? Continue lendo este post para descobrir!

O que são chatbots?

Chatbots são softwares voltados para a interação entre máquina e público. Funcionam como uma forma automatizada de atendimento, fornecendo respostas de maneira fluida para as perguntas mais frequentes.

Esse tipo de interação é programado, de modo que é preciso definir de antemão quais os tipos de respostas serão feitos para determinadas perguntas, além de como o chatbot reagirá quando uma pergunta fora de escopo surgir. Assim, eles são pensados justamente para reagir a determinados assuntos específicos, como o atendimento ao cliente, atendimento ao participante de um evento, entre outros.

Quais as vantagens de chatbots para eventos?

Como você já deve ter imaginado, utilizar a tecnologia de chatbots em um evento traz grandes vantagens. Afinal de contas, todo evento precisa contar com um setor de atendimento disponível, principalmente quando a logística for muito grande. Abaixo, você confere algumas das grandes vantagens de contar com chatbots para eventos:

Diferencial para o público

Apesar de ser uma tecnologia ainda muito recente e pouco explorada no mercado, o uso de chatbots acaba causando uma boa impressão nos usuários, que encontram no software uma forma de atendimento ágil e inteligente.

Atendimento 24 horas por dia

Como são “robôs” conversando com o público, você não precisa se preocupar em oferecer um atendimento antes, durante ou depois do seu evento apenas em horários comerciais. Dessa forma, é completamente possível que você possa atender todos os participantes a qualquer hora do dia, com presteza e agilidade. Tudo isso sem contar que não há fila de espera para os usuários, de modo que é possível atender inúmeras pessoas sem comprometer o sistema.

Análise dos resultados

Uma parte importante do planejamento e organização de um evento é analisar os resultados, seja referente à participação, seja referente ao próprio atendimento. Como é uma plataforma virtual, o chatbot permite uma coleta de dados complexa e ágil, possibilitando a análise dos resultados do atendimento de maneira rica e detalhada.

Experiência do consumidor

Por fim, um dos pontos mais importantes a serem considerados ao se usar chatbots para eventos é a experiência satisfatória dos usuários. De maneira geral, o atendimento é uma das áreas mais decisivas quando falamos sobre a interação entre o consumidor e uma marca. E boa parte das reclamações acaba sendo direcionada para a forma como o cliente é atendido.

Ao utilizar chatbots, você evita insatisfações com o tempo de espera para atendimento, a dificuldade de se encontrar uma resposta e até mesmo a forma de comunicação entre o atendente e o usuário. Além disso, se o chatbot não for capaz de responder a dúvida com clareza, sempre há a possibilidade de repassar o atendimento para um colaborador real.

O uso de chatbots para eventos ainda está em franco crescimento, principalmente no Brasil. Mas os eventos mais antenados nas inovações tecnológicas já estão de olho nesse tipo de recurso. Curtiu o post? Então não deixe de compartilhar este artigo nas suas redes sociais!