4 tipos de eventos corporativos para promover na sua empresa

Reunir sua equipe de trabalho para comunicar um fato, dar uma nova orientação, trocar experiências ou confraternizar. Você pode até saber o que quer fazer, mas na hora de organizar um evento na empresa pode ter dúvidas sobre o formato mais funcional e adequado.

Foi pensando nisso que organizamos este post com 4 tipos de eventos corporativos para você realizar na sua empresa de acordo com a mensagem que quer passar. Tudo para ser eficaz, sem ser maçante ou cansativo.

Veja agora mesmo qual evento combina com suas necessidades e comece a organizar o seu já!

1. Congressos

É um grande evento que acontece em um período determinado e desenvolvido para enriquecimento científico e cultural dos participantes. Em geral é direcionado para entidades, universidades ou associações de classe, e segue a temática de interesse do grupo para o qual foi desenvolvido.

Normalmente, serve para divulgar novidades do setor a que se direcionam e pode ser desmembrado em eventos menores. Por exemplo, sua empresa pode realizar um congresso de engenharia para apresentar uma nova tecnologia para esses profissionais e promover palestras ou treinamentos dentro do congresso.

Pode ser:

  • internacional – quando reúne participantes de outros países;
  • nacional – com profissionais do país todo;
  • regional – com pessoas de uma determinada localidade apenas.

Ou seja, se sua empresa precisa fazer um grande treinamento com todos os funcionários — vindos de outras filiais —, em um evento que vai precisar de um grande número de horas (até dias) para passar as informações e sub eventos dentro dele, sua empresa vai precisar organizar um congresso.

2. Convenções

Tem lógica parecida com a do congresso, mas aqui a ideia é que se tenha maior interação dos participantes nas atividades. Como quando os partidos políticos se reúnem em determinada época do ano para tomar decisões ou escolher seus novos quadros. Eles realizam uma convenção, decidem entre si e depois voltam para suas “praças” para implementar o que aprenderam na convenção.

Ou em uma convenção de vendas, em que vendedores de uma mesma empresa ou área se reúnem para trocar experiências ou aprender sobre um novo produto.

Existem ainda as convenções de fim de ano, em que membros de uma empresa — em geral de várias partes do país —, se reúnem para festejar e gerar engajamento.

3. Seminários

Tem foco na transmissão de um conhecimento e no desenvolvimento de novas capacidades de seus participantes. É composto por uma sequência de atividades e pode ser realizado presencialmente ou on-line.

É marcado ainda pela exposição de um tema, debates, discussões sobre o mesmo e conclusão, mas sem necessariamente fechar o assunto de forma definitiva. Um seminário requer uma metodologia mais elaborada e com a presença de:

  • definição de um problema a ser trabalhado; ​
  • articulação de hipóteses a serem trabalhadas;
  • escolha de um tema;
  • desenvolvimento;
  • plano de pesquisa;
  • presença de referência a ser utilizada;
  • pesquisa sobre o tema;
  • elaboração do conteúdo para o evento.

4. Workshops e oficinas

Funcionam como cursos menores, ou seja, os participantes aprendem um conteúdo menor, interagem em oficinas e tentam colocar em prática o que aprenderam. Ideal para o treinamento de equipes, mas desaconselhável para grandes grupos.

Pode ser realizado entre 4 e 8 horas com intervalos para integração e coffee breaks.

Como vimos, a ideia de realizar um evento para a sua empresa pode ser muito proveitosa se os objetivos e características dela estiverem muito claros e forem seguidos à risca. Com esse perfil em mente, basta escolher entre os tipos de eventos corporativos aquele que mais se adéqua a sua realidade e partir para a organização.

Dentro dessa lógica, vale lembrar ainda que, atualmente, formatos tradicionais foram revisitados e exibem formatos mais descontraídos, com atividades de entretenimento para os participantes. Isso ajuda a fixar conteúdos e torna a experiência mais divertida.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tipos de eventos corporativos, que tal aprender como impressionar seus convidados em um evento?