3 coisas que você precisa saber sobre VR e AR para eventos

O setor de eventos tem investido cada vez mais em tecnologia. A cada evento, uma inovação tecnológica costuma surgir, criando novas e excitantes experiências para os participantes. Dois conceitos que vêm ganhando espaço na área são VR e AR.

Mas você sabe o que são e como aplicar VR e AR para eventos? Continue lendo nosso artigo para descobrir essa resposta e muito mais!

Quais são as definições de VR e AR?

VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada) são conceitos tecnológicos usados para a exibição de vídeos e cenários virtuais. A Realidade Aumentada exibe campos virtuais de acordo com o espaço ocupado fisicamente pelo usuário. Eles são processados com o auxílio de uma câmera, sendo que muitos smartphones servem como tela para a AR.

Já a Realidade Virtual consiste em uma forma de apresentar um ambiente completamente novo e renderizado digitalmente ao usuário, fazendo com que a pessoa se transporte para outros espaços sem sair do lugar. Esse tipo de tecnologia é muito adotado em jogos, por exemplo.

Como usar VR e AR para eventos?

A utilização de tecnologias como a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada traz grandes possibilidades para qualquer negócio. No ramo dos eventos, contar com esse tipo de recurso abre muitas oportunidades. A seguir, listamos algumas aplicações de VR e AR para eventos. Acompanhe!

1. Tour virtual

A tecnologia de VR pode ajudar os fornecedores que estão expondo no seu evento a demonstrarem espaços completamente novos para os participantes. Imagine uma programação do setor imobiliário, em que os visitantes conseguem visualizar inúmeros apartamentos sem terem de sair do lugar? As possibilidades são muito variadas!

2. Plataforma de treinamento

A Realidade Virtual também é uma excelente plataforma para capacitações. Mesmo que as ações adotadas dentro da simulação não tragam nenhum tipo de consequência real para o indivíduo, elas certamente parecerão reais para quem estiver sob treinamento.

Procedimentos cirúrgicos, mecânicos e laboratoriais, entre outros, são algumas das possibilidades de treinamento por VR que podem chamar a atenção dos participantes. Esse tipo de simulação é uma ótima maneira de trazer novidades para o evento!

3. Experiência marcante

Um grande evento é sempre feito de experiências marcantes para as pessoas envolvidas. O uso de recursos tecnológicos como Realidade Virtual e Realidade Aumentada em atividades antes consideradas simples faz com que os participantes saiam realmente impressionados. Isso porque tal tipo de tecnologia ainda é uma novidade no mercado e, naturalmente, atrai a curiosidade do público.

Responsáveis por criar um verdadeiro universo paralelo entre as pessoas, conceitos como VR e AR para eventos são muito significativos a quem tem a oportunidade de experimentá-los — há certo impacto quando se entra em contato com esse tipo de tecnologia. Portanto, utilizar tais recursos inovadores no seu evento é garantia de sucesso!

E aí, já sabe como adotar a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada em um evento? Se ainda tem dúvidas sobre o uso desse tipo de tecnologia, não deixe de entrar em contato com uma empresa especializada, capaz de ajudá-lo a aplicar a melhor estratégia!