Gamificação em eventos: quais principais vantagens e como usá-las?

Estamos vivendo um momento em que, cada vez mais, a comunicação das empresas precisa estar voltada para promover uma experiência agradável e inovadora aos seus usuários. Assim, uma tendência é investir em estratégias de interação como a gamificação em eventos, que prevê a interatividade por meio de ações de entretenimento — funcionando como jogos.

A gamificação pode ser aplicada à comunicação empresarial de diferentes maneiras, como em plataformas digitais e, até mesmo, em eventos, que podem ser internos ou externos, promovendo ações interativas para aumentar o engajamento do público com a produção.

Se você quer entender quais são os benefícios do uso da gamificação em eventos, continue lendo nosso post!

Mais engajamento com a marca

O grande desafio das empresas não é atrair clientes, mas, sim, fidelizá-los. Por conta disso, é necessário trabalhar sempre no sentido de manter o relacionamento entre a instituição e seu público em alta.

A gamificação é uma das estratégias que pode ser utilizada nesse sentido. Com ela, é possível estabelecer uma relação próxima de seu público por meio da diversão e do entretenimento. Dessa maneira, permite-se criar um vínculo emocional, capaz de aumentar a relação de simpatia com a empresa.

Alto poder de compartilhamento

Quanto melhor a experiência dos consumidores, maiores são as chances de eles comentarem sobre ela entre seu ciclo de amigos — provocando uma divulgação espontânea por meio do “boca a boca”.

Além disso, quando os jogos são vinculados às redes sociais, amplia-se a possibilidade de seu público convidar novas pessoas para participar da brincadeira, especialmente se você cria experiências que preveem a colaboração. Sendo assim, apostar no uso da gamificação em eventos pode ser um passo para melhorar o marketing da sua empresa.

Melhor desenvolvimento do branding

O branding corresponde a um processo de elaboração de estratégias alinhadas aos valores do negócio para conquistar clientes. A partir da gamificação, você pode criar jogos relacionados às políticas da instituição para atrair a atenção de seu público-alvo e, assim, desenvolver melhor seu branding.

Por exemplo, uma marca ligada a questões ambientais pode investir na elaboração de um jogo de perguntas e respostas sobre preservação do meio ambiente. Já uma empresa voltada para os esportes, pode utilizar simuladores de atividades radicais.

Mais valor à marca

Quando uma organização oferece uma experiência baseada no entretenimento e no engajamento do público, demonstra seu domínio no uso das tecnologias e a preocupação com a atualização de suas estratégias. Assim, cria-se um diferencial em relação aos seus concorrentes e a imagem da marca é fortalecida diante do público consumidor.

Melhores experiências

A experiência dos usuários precisa ser uma preocupação constante para o negócio como um todo, mas, especialmente, para o marketing, pois o público da atualidade já não quer se ver passivo diante das marcas e precisa interagir com elas para se sentir no controle.

Investindo na gamificação, você explora os sentidos do consumidor e promove uma experiência participativa agradável, aumentando as chances de identificação com a sua empresa.

Como você pode ver, a gamificação em eventos é uma tendência que você precisa explorar para se destacar no mercado. Assim, é possível engajar seus clientes e oferecer a eles uma experiência inovadora, saindo na frente da concorrência.

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